Consórcio

Novas Regras

Dúvidas 



Legislação

 

Órgão Fiscalizador e Normatizador

O Banco Central do Brasil, é a autoridade competente para as matérias relativas às operações de consórcios, atuando como órgão normatizador e fiscalizador do Sistema.

Administradora de Consórcios.

Para operar no Sistema de Consórcios, a empresa deve obrigatoriamente estar autorizada pelo Banco Central do Brasil, órgão normatizador e fiscalizador das atividades. Consulte uma das nove Delegacias Regionais da ABAC/SINAC para quaisquer informações.

ABAC/SINAC

As administradoras de consórcios que atuam no Brasil estão representadas por duas entidades de classe: a ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios e o SINAC - Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio. Fundadas no final da década de 60, têm desempenhado papel essencial no aperfeiçoamento das normas e dos mecanismos do Sistema, atuando como interlocutores da classe perante autoridades competentes e consorciados.

Essas entidades criaram, por exemplo, no ano de 1981, o serviço de atendimento ao consorciado destinado a prestar informações sobre a sistemática do consórcio, a idoneidade de empresas, além de buscar soluções para casos concretos.

Desde então, o serviço de atendimento ao consorciado tem propiciado eficiente canal de comunicação entre administradoras e consorciados.




Links relacionados

ABAC/SINAC

ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios

SINAC - Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio

Banco Central do Brasil

BC Atende: Regulamentações e Informações sobre o sistema de consórcios

Banco Central do Brasil

BC Atende: Situação das Empresas Administradoras de Consórcios

 Central de Atendimento :  0800.992345



Copyright © 2002 DERLUC Representações.  Todos os direitos reservados.